
Trem de passageiros da EFA em 1940, entre Matão e Dobrada. (autor desconhecido)
Distância de SP - 305 Kms.
Quando passamos pela estação de Matão, a expectativa era grande, afinal...havia notícias de que, obras de restauração e conservação, estariam sendo feitas ali.
Tudo lorota...
As obras existiam sim, só que as obras, eram na passagem de nível, que está sendo refeita e será subterrânea. Com isso, foi-se um dos extremos da plataforma...totalmente destruída (e duvido que será refeita).
As portas foram substituídas por paredes de tijolos, que lacraram totalmente o prédio.
Construída no ano de 1899, a pequena estação está localizada no meio da cidade, e com obras por todos os lados, é difícil saber o que realmente será feito ali. Até o acesso pela parte da frente, está comprometido.
Como já dizia um velho ditado, "não elogie a mula antes do fim do morro", foram elogiar o prefeito, e olha o que deu! Melhor deixar pra depois do fim das obras...o futuro é sinistro, e político nenhum, é passivo de elogios.
A grande surpresa, ficou mesmo por conta de uma das 2 sobreviventes das locomotivas GPs. Uma delas (a 7010) havia acabado de encostar por ali, porém, não pudemos matar saudades do seu belo "ronco", foi questão de minutos, mas a emoção foi grande.
A parte boa, foi ver duas composições de carga no local, uma delas, tracionada por uma DASH-9 e a outra, por duas C30-7.
Sr. prefeito, estamos de olho, honre sua palavra, a estação é centenária, e tem muita história pra contar.
Distância de SP - 305 Kms.
Quando passamos pela estação de Matão, a expectativa era grande, afinal...havia notícias de que, obras de restauração e conservação, estariam sendo feitas ali.
Tudo lorota...
As obras existiam sim, só que as obras, eram na passagem de nível, que está sendo refeita e será subterrânea. Com isso, foi-se um dos extremos da plataforma...totalmente destruída (e duvido que será refeita).
As portas foram substituídas por paredes de tijolos, que lacraram totalmente o prédio.
Construída no ano de 1899, a pequena estação está localizada no meio da cidade, e com obras por todos os lados, é difícil saber o que realmente será feito ali. Até o acesso pela parte da frente, está comprometido.
Como já dizia um velho ditado, "não elogie a mula antes do fim do morro", foram elogiar o prefeito, e olha o que deu! Melhor deixar pra depois do fim das obras...o futuro é sinistro, e político nenhum, é passivo de elogios.
A grande surpresa, ficou mesmo por conta de uma das 2 sobreviventes das locomotivas GPs. Uma delas (a 7010) havia acabado de encostar por ali, porém, não pudemos matar saudades do seu belo "ronco", foi questão de minutos, mas a emoção foi grande.
A parte boa, foi ver duas composições de carga no local, uma delas, tracionada por uma DASH-9 e a outra, por duas C30-7.
Sr. prefeito, estamos de olho, honre sua palavra, a estação é centenária, e tem muita história pra contar.
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Setembro de 2007:
Dois meses após minha visita, o amigo Henrique torres, voltou a estação e fotografou o prédio após o término da "reforma" e das obras da PN (passagem de nível) que ali estavam sendo executadas, e o que vemos então, é o prédio com suas portas totalmente lacradas com paredes de concreto, o que descaracterizou ainda mais o mesmo, sem contar que o pedaço da plataforma que foi destruído, não foi reconstruído e nem o será, já que seria impossível, uma vez que as obras da PN, ficaram próximas demais da estação.
Uma pena que mais um pedaço da história tenha ido pra lata do lixo.
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